quarta-feira, 29 de julho de 2015

Primeiro Mês - Avaliação

Hoje, dia 29/07, é um dia especial para nós, pois completamos 1 mês desde que chegamos em Toronto, Canada. Confesso para vocês que este tempo ainda não foi suficiente para conhecermos o que a cidade tem para nos oferecer, mas já foi suficiente para termos uma boa ideia.

Desde que chegamos aqui nosso foco foi em resolvermos questões burocráticas, entender como algumas coisas funcionam e, principalmente, encontrar um bom apartamento para nossa primeira morada. 

Os objetivos do primeiro mês foram todos atingidos, fizemos todos os documentos que precisávamos (ainda falta a carteira de motorista), entendemos como funcionam os serviços públicos e os direitos que temos, alugamos um apartamento, mobiliamos 100% do apartamento e iniciamos as aulas de verão de Inglês (somente julho/15). 
Também já estamos matriculados nas aulas regulares de Inglês e Francês, ambas com inicio previsto para setembro/15 e, o melhor, tudo gratuito.

Não temos como deixar de comentar as diferenças que encontramos aqui, mas não com o objetivo de comparar com o Brasil, mas com o objetivo de explicar para nossos amigos a familiares os benefícios que tivemos com a mudança. Vamos a eles:

  • Toronto possui mais de 50% da sua população de origem estrangeira, ou seja, convivemos com muitas culturas diferentes e temos mais contatos com quem não é Canadense.
  • A população em geral é realmente MUITO educada e solidária, é algo que está na raiz dos moradores do Canadá. Desde uma simples ajuda com sacolas de mercado, passando por segurar a porta para passarmos e até mesmo com doações de móveis para a casa (sim, aconteceu conosco, foi muito legal).
  • O nível de desconfiança entre as pessoas é extremamente baixo, o pessoal tende a confiar mais uns nos outros e consequentemente a sensação de segurança é impressionante. Não há qualquer problema em voltar as 2 da manhã para casa caminhando sozinho (a), há uma grande sensação que estamos seguros. OBS: Não estou dizendo que não há crime, mas é incomparável com a realidade que vivíamos.
  • Há uma conscientização grande em relação a reciclagem de lixo, o governo cobra isto e quem não cumprir é multado. No nosso prédio, por exemplo, eles distribuem até embalagem para armazenarmos gordura/óleo usado antes de colocarmos no lixo.
  • A cidade de Toronto é realmente grande e possui outras cidades que fazem para da Grande Toronto. Eles organizam a cidade em norte, sul, leste e oeste, o que torna muito fácil entender a cidade, onde estamos e para onde queremos ir.
  • O transporte público é EXCELENTE. Temos a disposição ônibus, trem elétrico e metro, sem contar os trens que fazem as conexões entre as cidades próximas. Nada é muito novo, mas tudo funciona perfeitamente, com raros atrasos e problemas. Neste primeiro mês nunca esperamos mais de 10 minutos por algum transporte.
  • Pan Americano: Não conseguimos curtir muito o Pan, mas o pouco que conseguimos, vimos que o ocorreu tudo conforme planejado e não afetou negativamente em nada o dia-a-dia dos Canadenses.
  • Verão: simplesmente fenomenal, a temperatura varia entre 25º e 30º (sensação térmica é ainda maior) e chove ocasionalmente. Toronto possui muitas atrações diárias (gratuitas e pagas) para que a população aproveite ao máximo este período. Os parques estão sempre movimentados, assim como as praias ao redor do lago Ontário.
  • Toronto possui muitas bibliotecas públicas as quais podem ir e retirar livros, filmes, seriados, acessar internet, imprimir documentos, etc. É um serviço muito importante para a população. Além disto, todas as semanas nós podemos pegar gratuitamente um ingresso para algum museu/atração de Toronto.
  • Toronto possui muitas atrações turísticas que ainda não conseguimos ir: CN Tower, Casa Loma, ROM, Island of Toronto, Cataratas do Niágara, Rogers Arena, BMO Field, etc. É realmente muita coisa legal! :D
  • Além das diversas atrações turísticas comentadas acima, Toronto possui vários festivais incríveis ao longo do ano (pelo menos 1 por mês), como por exemplo Festival of India, Taste of Danforth/Greek Festival, Buskerfest, Icefest entre outros. Impossível ficar entediado :P

Bom, acho que é isto, devemos ter esquecido de comentar alguma coisa, mas vamos tentar escrever mais sobre nossa vida aqui e sobre as curiosidades do país. :)

6 comentários:

  1. Primaaaaa!! Que legal que vocês fizeram um blog, shoooow!! Sei foi a recém a primeira postagem mas já estou amando saber a perspectiva de vocês sobre Toronto e a população canadense. Antes de saber que vocês iriam se mudar definitivamente para o Canadá, eu já tinha uma certa curiosidade em saber como era, como funcionava o país.. enfim.. já rolava aquela ideia de fazer um intercâmbio para o Canadá. Agora com os posts de vocês, esta vontade vai aumentando mais e mais!! auishiauhsuiahsuiahsiuahs Mas é muito legal saber que vocês foram bem recebidos e que estão conseguindo se organizar tão rápido assim!! Desejo toda a felicidade e todo o sucesso do mundo pra vocês, e quem sabe, eu apareço por ai para visitar o ap novo de vocês!! Beijãooo prima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada prima! Fico muito feliz em saber que tu tens vontade de fazer um intercambio aqui no Canadá. Pode ter certeza que tu será muito bem recebida pelos canadenses e por nós também... Vamos ficar esperando a tua visita! :D
      Quando tu decidir vir pra cá e precisar de alguma ajuda para qualquer coisa, me avisa viu?! Beijoo

      Excluir
  2. Parabéns Lucas,
    Pelos planos, pelos objetivos alcançados e pelo blog.
    Um abraço!
    Leo

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Valeu por todas as dicas!
    Você comentou sobre a carteira de motorista, como está esse processo?
    Estou indo para o Canadá em setembro e pelo que eu vi leva 8 meses para poder fazer a carteira definitiva.
    Vocês conseguiram algum tipo de equivalência com a carteira do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, estou neste exato momento no Service Ontario para iniciar o processo da Driver License.
      Fica tranquilo, só precisa trazer tua carteira (valida) pra cá, não precisa nem traduzir.
      Tu vai pegar um novo documento na embaixada aqui e vai fazer dois testes no Service Ontario (conhecimento e prático).
      O prazo é tu quem vai dar, tudo vai de quanto tu vai estudar e praticar aqui. Se tudo der certo pra mim, em 60 dias estarei com a minha.
      Farei um post (no final do mês) explicando isto detalhadamente. ;)

      Mas fica tranquilo que tu fará tudo aqui, só não esquece de trazer tua CNH.

      Excluir